top of page
Stationary photo

Eventos

Eventos de extensão

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

        A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um dos principais eventos de divulgação científica e tecnológica no Brasil. No mês de outubro, pessoas de todas as idades tem uma grande oportunidade de interagir com cientistas e descobrir o que é estudado e produzido de mais interessante no país. O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e conta com a colaboração das principais universidades e instituições de pesquisa do país, de escolas públicas e privadas, centros, museus, fundações de apoio à pesquisa, parques, jardins botânicos, zoológicos, secretarias estaduais e municipais, empresas, ONGs etc.

 

         A Universidade de São Paulo (USP) participa do evento desde 2004. Cerca de 20 institutos e faculdades da USP apresentam conteúdo ao público, abordando o tema sob as mais diversas perspectivas. Integrando professores e alunos, a SNCT proporciona a seus participantes uma visão mais próxima do ensino e pesquisa realizados dentro da Universidade de São Paulo.

 

         Durante a SNCT, o ICB-USP promove uma série de palestras, exposições, visitas a laboratórios de pesquisa e atividades interativas sobre ciência, com o intuito de aproximar o público geral a esse universo.

 

      Em 2016, ano da 13ª edição, o tema abordado foi “Ciência alimentando o Brasil”. Diante um dia cheio de atividades no Parque CienTec USP, o evento proporcionou a seus participantes ciclos de palestras e bate-papos sobre transgênicos, alimentação sadia, agrotóxicos, microbiota intestinal, dieta, entre outros assuntos.

 

         Em 2017, ano da 14ª edição, o tema abordado foi “A matemática está em tudo“. Com sua primeira realização no Campus Butantã da USP, a SNCT no Instituto de Ciências Biomédicas foi repleta de atividades como palestras, exposições, jogos interativos e visitas monitoradas ao Museu de Anatomia.

Semana de Recepção aos Calouros

      Atualmente, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) ministra dois cursos de graduação: Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde. Além disso, é responsável pelo ensino das disciplinas das áreas de Anatomia Humana, Fisiologia e Biofísica, Farmacologia, Biologia Celular e do Desenvolvimento, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, pertencentes ao ciclo inicial obrigatório dos cursos de Medicina, Farmácia-Bioquímica, Medicina Veterinária, Odontologia, Educação Física, entre outros.

Visita Monitorada

         A Visita Monitorada é um evento gratuito que ocorre anualmente em diversos institutos e faculdades da Universidade de São Paulo (USP), como parte do programa USP e as Profissões. Nela, estudantes de Ensino Fundamental e Médio são convidados a visitar os diversos prédios da universidade e ver de perto como é fazer parte dela. Trata-se de uma oportunidade única para os jovens interagirem com a vida universitária e decidirem quais áreas do conhecimento mais lhe chamam atenção.

 

         Organizada pela Comissão de Cultura e Extensão do instituto (CCEx), o Instituto de Ciências Biomédicas recebe anualmente jovens estudantes de escolas públicas e particulares para conhecer os departamentos. O ICB tem recebido cerca de 80 estudantes por edição, vindos de diferentes escolas da Grande São Paulo.

 

        Vários representantes de escolas têm contatado a CCEx para inscrever seus alunos na visita. Durante o evento, os estudantes interagem constantemente com professores e outros membros do ICB, mostrando curiosidade em conhecer melhor o instituto e seus diferentes campos de estudo.

Semana do Cérebro

        A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week – “BAW”), é um evento que ocorre todo ano em março, desde 1995. O evento foi inicialmente promovido pela Society for NeuroscienceDana Alliance for Brain Brain Initiatives e International Brain Bee. No Instituto de Ciências Biomédicas, o evento foi organizado pela Comissão de Cultura e Extensão.

 

        Com mais de 50 países envolvidos e 850 eventos produzidos em decorrência da Semana, seu grande impacto é palpável no meio acadêmico. Diversas universidades no Brasil, como Unifesp e UFABC, também aderiram à Semana do Cérebro. No ICB, o evento ocorre todos os anos, desde 2015.

 

     A programação da semana é composta por palestras, filmes e debates sobre as funcionalidades do cérebro, novas descobertas alcançadas, quais ainda estão por vir, e como se dá o processo de mal funcionamento e degeneração do sistema nervoso.

SIICUSP

       O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denomidada "Etapa internacional". Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária - São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.

Encontro USP-Escola

          O Encontro USP – Escola é um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino médio. Apresenta temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP. Mais de 5 mil professores já foram requalificados desde 2007. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) também recebe professores de ensino médio em suas dependências.

           

          O evento busca:

         – Apoiar a Proposta Curricular do Estado de São Paulo nas diferentes disciplinas para o trabalho de atualização dos professores matriculados.

          – Prover o apoio necessário ao trabalho do professor, mediante orientação e discussão de conteúdo e elementos didáticos.

                 – A disseminação para as escolas das práticas desenvolvidas em curso.

            – O desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Ciências e de Física, a serem utilizados nas escolas pelos professores-alunos do Encontro.

                – A produção e divulgação de conhecimentos.

                – A construção de kits experimentais.

Caminhada ICB

         A Caminhada do ICB é um evento anual cujo intuito é promover interação e bem-estar social. Organizado pela Comissão de Eventos e Capacitação de Funcionários do ICB desde 2010, o já tradicional evento é um momento de integração de alunos, professores e funcionários do instituto, aberto ao público geral. A caminhada ocorre no início de dezembro de todos os anos.

 

       O roteiro percorre a Av. Prof. Lineu Prestes, Rua do Matão, Praça do Oceanográfico, Rua V e Av. Prof. Luciano Gualberto na Cidade Universitária. O ponto de encontro é em frente ao ICB IV, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730. Além da caminhada pelo campus, o evento conta com sessão de alongamento, mesa de frutas, água e sorteios.

Pluricarreiras

       Pluricarreiras é um ciclo de palestras realizado pela ICBjr (icb.junior.usp@gmail.com), empresa júnior do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). As palestras têm como tema as áreas de atuação para pesquisadores, estudantes e profissionais das ciências biomédicas e da área da saúde.

 

       O objetivo é trazer profissionais de diferentes áreas para mostrar os diversos caminhos possíveis de se explorar a carreira científica. Alguns dos temas abordados são genética forense, circulação extracorpórea e reprodução humana assistida.

 

             O evento é gratuito e ocorre em maio de todos os anos, desde 2014. Apesar de seu enfoque para estudantes da área da saúde e ciência, é aberto para pessoas de todas as áreas e idades.

Semana do Livro e da Biblioteca

          A Semana do Livro e da Biblioteca é um evento que ocorre anualmente nas diversas faculdades e institutos da USP, incluindo o ICB.

 

       O evento, aberto ao público, tem como objetivo apresentar o local de estudo dos estudantes, sua estrutura, assim como mostrar um pouco da história do instituto. Além disso, o evento conta com exposições artísticas, sessões de autógrafos de professores eméritos, palestras e sorteio de livros. Trata-se de uma mostra bem interativa e inclusiva.

 

        O evento ocorre desde 1998, sempre no mês de outubro. No ICB, a organização é feita pelo SBiB (Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica) e tem o apoio do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento, do Grupo Editorial Nacional e da CCEx.

Workshop sobre Interações Materno-Fetais

    O Workshop sobre Interações Materno-Fetais consiste em apresentações e atividades sobre o tema de desenvolvimento placentário. São analisados os aspectos morfológicos críticos da placenta, quais são as ferramentas utilizadas para seu estudo e compreensão de sua regulação fisiológica, e como se desenvolvem as patologias gestacionais. O evento é coordenado pela professora Estela Bevilacqua, do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB-USP.

        O evento conta com a participação de palestrantes de universidades nacionais e estrangeiras, incluindo Unesp, Unicamp, Usp, Unifesp, Queens University, Rochester University e Manchester University, e é aberto ao público geral interessado. É necessário ter no mínimo 75% de presença para receber certificado.

 

     Os apoiadores e parceiros do evento são: Sociedade Latino Americana de Interação Materno Fetal&Placenta (SLIMP), Placenta Associações das Américas (PAA), Cursos de Pós Graduação em Biologia Celular e Tecidual (ICB-USP) e Obstetrícia e Ginecologia (FM-USP), Tocoginecologia (UNICAMP), Obstetrícia (UNIFESP), Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (UNESP), e FAPESP.

Feira das Profissões

        A Feira USP e as Profissões é um evento anual destinado aos vestibulandos e aos demais interessados em conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo.

Exposição sobre Leptospirose

      A exposição sobre Leptospirose é um projeto idealizado pela Prof. Lourdes Isaac do departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

 

          A exposição ocorreu entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2019 na Estação de metrô Clínicas, tanto as datas quanto à localização foram elaboradas e pensadas para atender a um projeto educativo de prevenção e divulgação da doença, sendo seu principal objetivo informar e alertar a comunidade sobre os riscos, sintomas, modo de prevenção da doença e etc. Contribuindo também para a divulgação das diversas pesquisas relacionadas a Leptospirose realizadas pela Universidade.

 

         O departamento de Imunologia possui o auxílio da FAPESP na área de pesquisa em Leptospirose, e entre os projetos está previsto a divulgação científica onde uma de suas principais responsáveis é a aluna Bruna formada em jornalismo (ECA- USP) e atualmente cursando Ciências Biomédicas (ICB – USP). Com o apoio da Prof. Lourdes o projeto começou a ser elaborado pela aluna desde 2018, e tem a intensão de que seja itinerante e que ocorra em outras localidades.

 

        Eram ao todo nove cartazes com informações diversas sobre a doença com uma linguagem simples para se tornarem interessantes e atrativas, a fim de que qualquer pessoa pudesse compreender. Além disso, o projeto também desmente diversos mitos relacionados a doença, já que na crença popular a leptospirose é conhecida como a doença do rato, mas na realidade outros animais infectados podem transmitir também.

Reinauguração do Museu de Anatomia Humana

    Foi reinaugurado, no dia 24 de maio de 2017, o Museu de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A cerimônia, que reuniu dirigentes da Universidade, professores, servidores técnicos e administrativos e alunos, lotou o Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, localizado nas dependências do instituto.

 

      O evento teve início com a apresentação intitulada De 1914 a 2017: Professor Alfonso Bovero e o Museu de Anatomia Humana, feita pelo curador e presidente do Conselho do museu, professor Edson Liberti.

 

      O acervo começou a receber visitantes a partir de 1960 na FMUSP e, em 1997, foi transferido para o ICB. Foi fechado para reforma em 2014 e, desde então, passou por uma reformulação.

 

       Foi desenvolvida uma nova formatação para o espaço, aliando os estudos de Anatomia a um ambiente moderno e interativo. A disposição do acervo, que conta com cerca de 200 peças, propõe uma imersão pelo corpo humano por meio dos sistemas nervoso central e periférico, muscular, esquelético, articular, circulatório, respiratório, digestório e urogenital.

 

      A exposição também abriga o espaço Cápsula Bovero, que reproduz parte do escritório do anatomista e onde está instalada uma das mesas de mármore que Bovero utilizava em suas aulas e dissecções. Há também espaços dedicados à exposição de técnicas especiais de conservação, fetos e anomalias.

Além disso, foi criada uma sala com peças anatômicas artificiais, de modo que os professores possam trabalhar os conceitos com os estudantes que visitarem a exposição.

 

Texto de Adriana Cruz (Jornal da USP) – Editorias: InstitucionalPress releaseSala de Imprensa.

Concurso de Imagens Ciências da Vida

      A Exposição, aberta para o público em geral, foi realizada no saguão da diretoria do ICB, na Cidade Universitária, SP, com o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa e aumentar seu acesso, contou com imagens selecionadas por cientistas, técnicos da área e artistas plásticos ligados ao mundo da pesquisa, abarcadas em três categorias:

              - Microscopia Eletrônica

              - Campo Claro

              - Fluorescência

Ciência à Vista

          O Ciência à Vista foi um encontro internacional, realizado em São Paulo nos dias 15 e 16 de junho de 2015, com o intuito de discutir a difusão científica no Brasil e no exterior para trocar experiências e apresentar resultados. Foram apresentadas propostas para arquitetura de museus de ciências, novas estratégias para o financiamento de museus de ciências, a mediação do público, entre outros temas.

 

    O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. A representante do Instituto de Ciências Biomédicas foi Mônica Chamorro (chamorro@icb.usp.br), da Assistência Acadêmica da Comissão de Cultura e Extensão do instituto.

Expo CIEE – Feira do Estudante

       A Expo CIEE – Feira do Estudante é um evento nacional para inclusão, capacitação e informação profissional. Há também oportunidades de estágio e muitas dicas para o Enem. Organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), tem foco para estudantes de todas as idades. O evento é gratuito e aberto a todos.

 

       O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) participou da feira em 2013 e 2016, com pôsteres e estandes, onde graduandos e professores conversaram com os jovens visitantes para explicar sobre o curso de Ciências Biomédicas. Foram apresentadas peças de anatomia, mostras do mosquito da dengue e sessões de microscopia.

Expedição Pavan

          Com enfoque na promoção e divulgação das contribuições internacionais à ciência realizadas pelo cientista Crodowaldo Pavan, 1919-2009, bem como enfatizar o ciclo de vida da mosca Rhynchoschiara americana, a exposição contou com esculturas em fibra de vidro da mosca adulta, ovos, pupa e larva, ciclo de vida do inseto, seu objeto de estudo em pesquisas de genética. Foram também expostas imagens 3D, RGB ampliadas de peças bucais, do olho composto e de cromossomos gigantes, presentes nesse inseto, que auxiliaram o desenvolvimento dos estudos de genética. 

          Os principais objetivos atingidos pelo evento foram a promoção da divulgação da relevância e contribuições de um cientista brasileiro de renome internacional, a preservação de sua memória como exemplo de atuação nas ciências e na sociedade, além da educação continuada no tema de genética, sobre a importância da pesquisa com organismos vivos ao público acadêmico e à comunidade externa.

O Cientista, a Larva e a Revolução Genética

           A exposição “O Cientista, a Larva e a Revolução Genética” apresentou a vida e a carreira do pesquisador biólogo Crodowaldo Pavan, figura internacionalmente importante na área de genética. O evento ocorreu no dia 25 de novembro de 2016 e foi coordenado pela Comissão de Cultura e Extensão do ICB-USP, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), Instituto de Física (IF-USP), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP), Zara Atelier e Muzzi Produções.

 

                Na ocasião, professores e autoridades presentes discursaram sobre a importância do professor, e um vídeo com mais homenagens foi apresentado ao público. Ao final, foi feita uma confraternização, diante das esculturas da larva, do casulo e da mosca, elementos que representaram a pesquisa do professor.

 

            O evento tem como precursor a Exposição Pavan, um evento que ocorreu em 2010 na Estação Ciência, centro fundado pelo próprio pesquisador. No centro, foram expostos ao longo de um mês amostras de vídeos, imagens, esculturas, modelos e muito mais, especialmente representando DNA, animais e outros elementos de estudo do professor.

 

            Um dos marcos da vida e dos estudos do pesquisador foi a descoberta dos cromossomos politênicos em larvas de um inseto do gênero Rynchosciara, em uma das suas visitas à praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, para coleta de drosófilas. Tais larvas surpreenderam o pesquisador não só pelo fato de apresentarem cromossomos anormalmente grandes, como também pelo fato de eles terem diferentes tamanhos e serem capazes de se duplicar, algo não predito pela biologia até então.

 

              Além disso, o Prof. Pavan foi gestor científico do Ministério de Ciência e Tecnologia e membro da diretoria da FAPESP. Ele também foi preocupado com o financiamento para pesquisa e pesquisadores e introduziu a bolsa de iniciação cientifica, a fim de colocar os jovens já na graduação em contato com a pesquisa. Tal iniciativa foi pioneira na USP e depois se estendeu para outras universidades, inclusive fora do Brasil.

Workshop Redox signaling and Transcription

    O Workshop Redox Signaling and Transcription é um evento onde professores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e de outras universidades de diversos países são convidados para apresentar e discutir sobre temas da área de redoxoma, inflamação, câncer e regulação celular.

 

        O evento é destinado a docentes, alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorado, técnicos e especialistas de laboratório, de qualquer instituição, pública ou privada, que tenham interesse em processos redox e transdução de sinais mediada por oxidantes, sua importância em sistemas biológicos e seu papel como alvo farmacológico para o tratamento de doenças. A participação é gratuita.

 

     O Workshop é coordenado pela professora Lúcia Roseli Lopes, do Departamento de Farmacologia do ICB, e seus estudantes de laboratório auxiliam na organização do evento. O evento teve duas edições, em 2016 e 2017.

 

       O evento também conta com parceria de Redoxoma, Fapesp, CNPq e Interprise.

Prêmio Qualidade Científica

          Criado em 2003, o Simpósio “Prêmio Qualidade Científica João Garcia Leme” tem por objetivo homenagear (em vida e pós-morte) o Prof. Garcia Leme, pela sua contribuição à pesquisa farmacológica.

International Brain Research Organization

         O 9º Congresso internacional da International Brain Research Organization (IBRO) foi um evento com o intuito de aprofundar o entendimento da estrutura e função do cérebro e disseminar conhecimento de neurociência entre cientistas do mundo todo. Sediado no Rio de Janeiro  ao longo de uma semana em julho de 2015, foi a primeira vez que a IBRO ocorreu em solo sul-americano, sob a organização de Roberto Lent, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

       O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) participou do evento com pôsteres e apresentações. Estudantes de funcionários do ICB tiveram ativa participação de forma a mostrar o papel de seu instituto para o mundo e a trazer contribuições científicas para suas pesquisas.

“A Universidade na Encruzilhada”, Senador Cristovam Buarque

        O Instituto de Ciências Biomédicas da USP teve o prazer de receber a palestra magna A Universidade na Encruzilhada, ministrada pelo senador Cristovam Buarque e mediada pelo professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Isaac Roitman, no dia 12 de novembro de 2014. O evento ocorreu no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, no ICB III, durante as comemorações dos 45 anos do ICB-USP.

 

      O Senador Cristovam Buarque abordou os principais desafios e papéis das universidades na atualidade complexa e dinâmica. A apresentação foi seguida por debate com participação dos convidados e público presente.

Cristovam Buarque tem larga trajetória política e acadêmica. É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Economia pela Sorbonne. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), universidade em que já foi Reitor no período de 1985 a 1989. É Senador da República pelo Distrito Federal desde 2003.

 

       Isaac Roitman é professor emérito da Universidade Mogi das Cruzes e da UnB e atualmente coordena o Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuro) desta Universidade.

Mesa Redonda Ciência para Educação

     O evento “Mesa-redonda Ciência para Educação” consiste em uma reunião de professores e outros profissionais da área de educação e ciência para discutir os rumos do ensino no país. Acontece em diversas unidades da USP, inclusive no ICB. O evento é gratuito e é aberto ao público.

 

          Na edição de 2015, os professores doutores Carlos Vogt, coordenador de estudos avançados em jornalismo da Unicamp, Ricardo Paes de Barros, do Insper, e Roberto Lent, da UFRJ, foram convidados pelo ICB para discutir temas sobre ciência e educação, como formas de difundir, produzir e divulgar conhecimentos científicos, perspectivas futuras e relação da ciência com a política.

 

         O evento ocorreu no dia 23 de outubro de 2015 e teve moderação do professor emérito Erney Camargo, do ICB.

ICB Cultural

         A Comissão de Cultura e Extensão do ICB-USP realizou, em outubro de 2014, a programação do ICB Cultural.

 

      No evento, várias atrações tomaram o palco no restaurante do ICB I. Dentre elas, ocorreram apresentações musicais ao longo de duas semanas, com participação especial dos convidados Sr. Peninha (Voz e Pandeiro), Naíde & João Paulo (Gafieira) e Walter Maigon Pontuschka (Violino).

 

       Também foram expostos trabalhos com técnicas de pintura a óleo de Zilma Lucia da Silva, funcionária técnica-administrativa do ICB.

 

        Os shows e a exposição foram gratuitos, abertos à comunidade do ICB e aos demais interessados.

Virada Científica

        A Virada Científica foi um evento organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, onde estudantes, professores e funcionários apresentaram projetos desenvolvidos na universidade para a população de uma forma didática e interativa.

 

        O evento teve duas edições, em 2014 e em 2015, e contou com oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário. Centenas de estudantes dos mais diversos institutos e faculdades da USP se disponibilizam para explicar, demonstrar e atrair o público com seus experimentos, teorias e perspectivas. Há atividades para todas as idades e a entrada é gratuita.

 

    O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) teve presença confirmada na Virada, com atrativos instalados no prédio do ICB IV. Nele, foram apresentadas oficinas com os temas Mosquitos Geneticamente Modificados, Anatomia Humana e do Cérebro, Biologia Molecular e DNA.

 

     Também foi apresentado o projeto Microtodos, da professora Ligia Carvalhal, e seus jogos didáticos, como “A Casa Microassombrada”, próprios para crianças em escolas (pode ser acessado na aba de Projetos do site). Contamos com a presença de centenas de pessoas que visitaram o instituto, com um público altamente diversificado, desde crianças a adultos, leigos e cientistas. O evento foi aprovado por mais de 90% dos visitantes, considerado como uma excelente iniciativa.

Semana Nacional do Meio Ambiente no ICB

       O dia 5 de junho é consagrado à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Para sua comemoração a CCEX-ICB promoveu uma exposição de imagens relacionadas ao tema como atividade da "Semana Nacional do Meio Ambiente", além de um ciclo de palestras sobre o assunto.

       Para a exposição, foram convidados docentes, funcionários, e pós-graduandos a participar com fotografias ou criações pessoais como desenhos ou quadros.

Congresso de Biologia Celular

       A Sociedade Brasileira de Biologia Celular SBBC surgiu para agregar investigadores envolvidos nas diferentes áreas de atividade da então emergente Biologia Celular, estabelecer laços interativos para a troca de informações e, atuar também como fórum de transferência do conhecimento gerado por diferentes grupos de trabalho no país.

     

       A primeira reunião da Sociedade se concretizou em 1978, em São Paulo, contando com a liderança do Prof. Dr. Luis Carlos Uchoa Junqueira. Desde então, a Sociedade vem realizando, a cada 2 ou 3 anos, Congressos, que são conhecidos pela marcante participação de estudantes e uma ativa proposta de divulgação de conhecimento.

 

       A edição de 2022 do Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular foi realizado nos dias 13 a 16 de junho, no formato Online através da plataforma Virtuali. O ICB contou com espaço reservado para estande virtual.

bottom of page