top of page

Atividades realizadas pela CCEx - ICB USP

Programas da PRCEU

           "A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade.

 

          Em uma universidade pública, este papel é de grande importância pois representa justamente o elo entre a instituição e a sociedade que a mantém. Se por um lado é essencial que a universidade leve até a comunidade seus conhecimentos e preste serviços, por outro é igualmente importante criar pontes em que se permita também à sociedade se fazer ouvida pela universidade e levar até ela sua realidade, suas demandas e seu conhecimento.

         

          A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de cursos, programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade.

 

       As formas de atuação são variadas: parte das ações ocorre no âmbito de diversos centros de cultura, em diferentes localidades, e que desenvolvem atividades com foco nas artes cênicas, no cinema, na música, nas artes plásticas, na preservação cultural e patrimonial, na literatura e na difusão científica.

          Outras ações são desenvolvidas no âmbito de programas institucionais da PRCEU que possuem focos de extensão e relacionamento direto com a comunidade interna e externa à USP. Os temas trabalhados pela equipe da PRCEU nesses programas incluem assuntos como inclusão, acessibilidade, diversidade, empreendedorismo, economia solidária, escolha de carreiras, ingresso na USP, estímulo à revelação de talentos, terceira idade, relacionamento com a comunidade e com menores em situação vulnerável, atualização de professores e a abertura e apresentação dos campi da USP para o público.

          Por fim, a PRCEU tem papel no gerenciamento dos cursos de extensão oferecidos à comunidade em diversas modalidades, desde os cursos mais curtos de difusão, até as residências multiprofissionais e especializações."

In: https://prceu.usp.br/institucional/

Cursos e Atividades

          "A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária é responsável pelo oferecimento e gerenciamento de cursos e atividades de extensão universitária nas suas mais diversas modalidades, seguindo a regulamentação específica"

In: https://prceu.usp.br/cursos/

Projetos

          "Os projetos de extensão do Instituto de Ciências Biomédicas da USP tem por finalidade compartilhar conteúdos científicos gerais para a sociedade, de forma a despertar o interesse das pessoas pelo que se produz de melhor no instituto. Geralmente os projetos são desenvolvidos ao longo de vários anos, e contam com a colaboração de diversas partes. Os projetos de extensão do ICB-USP têm sido bem sucedidos quanto ao seu impacto social, sendo fundamental na formação de estudantes e no reconhecimento daqueles que mais contribuíram para a Ciência."

In: https://ww3.icb.usp.br/ext/projetos/

Eventos

          "Os eventos de extensão tem como propósito aproximar a sociedade e o ambiente universitário, de forma a propagar informação, conhecimento, cultura e interação social. O ICB-USP desenvolve um papel fundamental em eventos de extensão, seja na sua criação, no apoio e na participação em eventos externos."

In: https://ww3.icb.usp.br/ext/eventos-realizados/

60+

          "Em 1994, por iniciativa da professora Eclea Bosi, teve início na USP o programa Universidade Aberta à Terceira Idade, antecipando-se à promulgação do Estatuto do Idoso, cujo capítulo V, artigo 25, reza textualmente: “O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas (…)”. O principal objetivo do programa é possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos em áreas de seu interesse. Atendendo aos critérios da ONU e UNESCO, prioriza-se a idade a partir de 60 anos.

           Com o passar dos anos, a iniciativa, que no primeiro momento era pioneira na USP, passou a se disseminar, com o surgimento de Universidades Abertas em várias outras universidades. Assim, o programa adotou a denominação mais específica USP Aberta à Terceira Idade.

 No entanto, em 2019, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Tendo em vista que esse público vem crescendo muito, ele representa cada vez mais uma população heterogênea, com grandes diferenças entre os indivíduos que a compõem. Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+.

          Do ponto de vista quantitativo, tal expansão reflete a presença da USP na teia demográfica da metrópole, onde essa faixa etária cresce a olhos vistos. Do ponto de vista da qualidade do programa, o seu êxito tem a ver com a constância dos três princípios que o norteiam.

No primeiro princípio, vigora o ideal de abertura a mais ampla possível. Ao participante não se pede senão o seu desejo de aprender. A escolha das disciplinas é livre, como é livre nossa constelação de interesses quando nos libertamos da rotina da sobrevivência.

          O segundo refere-se ao ideal da convivência do público acima de 60 anos com os alunos de graduação. É o oposto da discriminação verificada na sociedade: moços de um lado, velhos de outro. Neste sentido, o programa USP 60+ é renovador, pois os participantes compartilham as mesmas classes com os alunos regulares. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas mais maduras e motivadas tão só pela paixão do saber.

          Por fim, o terceiro princípio é a gratuidade, valor próprio de uma instituição que timbra em manter a sua função pública."

In : https://prceu.usp.br/programa/usp-60/ 

Feedback
Avalie a experiência do siteAvalie a experiência do site

Obrigado pelo seu feedback!

Comissão de Cultura e Extensão - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page