top of page

Programas da PRCEU

Incubadora USP de Cooperativas Populares

        A Incubadora USP de Cooperativas Populares é um Programa de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que atua no fomento à Economia Solidária.

 

       Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer e da iniciativa da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (CECAE), a ITCP-USP incentiva e apoia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas, como alimentação, confecção e costura, agricultura urbana, produção de produtos de limpeza e higiene, prestação de serviços e assistência técnica em informática. Trabalhadores que procuram alternativas de geração de renda frente à desigualdade e ao desemprego organizam-se em cooperativas de trabalho, cujos princípios básicos são a posse coletiva dos meios de produção e distribuição, a gestão democrática e a valorização do trabalhador.

 

   Tais empreendimentos são criados por meio de um processo de “incubação” que consiste na educação permanente, visando a autonomia e a emancipação dos grupos incubados, bem como o desenvolvimento de novas relações de produção e de trabalho. A relação constituída com os grupos é baseada na concepção de educação popular de Paulo Freire, marcada pelo diálogo entre o saber da comunidade e o saber acadêmico. A indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão é outro pressuposto importante. A formação e a produção de pesquisas são práticas que fazem parte da intervenção realizada pela ITCP. Desde 1999, a ITCP-USP compõe a Rede Nacional de ITCPs. Espalhadas por todo o país, atualmente cerca de 40 instituições de ensino superior têm programas similares.

     Rua do Anfiteatro, 181 | Colmeia, Favo 37 | Cidade Universitária

     São Paulo - SP

     CEP: 05508-060

     tel.: (11) 3091-4400

     itcp@usp.br

Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão

NACE – AENSC – Núcleo de Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva O NACE – AENSC tem como objetivos: elaborar e implantar projetos assistenciais, de investigação e de educação permanente na área de saúde coletiva; participar da elaboração e revisão de diretrizes e normas técnicas norteadoras dos serviços e das práticas de saúde

NACE – CEEFLORUSP – Centro de Estudos e Extensão Florestal da USP-RP O Centro de Estudos e Extensão Florestal da USP-RP é um NACE (Núcleo de Apoio a Cultura e Extensão) sediado no Setor de Botânica do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

NACE – NACEDO – Núcleo em Diagnóstico Odontológico O NACEDO tem como base o atendimento de pacientes que necessitam de diagnóstico em odontologia, principalmente o radiográfico, ou por imagem. Atende pacientes da FORP (de todas as Disciplinas Clínicas, e de Pesquisa), SUS, vinculados aos Núcleos de Saúde da Família, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e outras da região, além de pacientes particulares referendados por profissionais da região

NACE – NAGE – Núcleo de Apoio à Gestão Empreendedora O Núcleo de Apoio à Gestão Empreendedora, NAGE, consiste em um projeto criado pelos Professores do Mestrado Profissional em Empreendedorismo que possibilita uma oportunidade de aplicação do conhecimento adquirido na prática para solução dos problemas vivenciados por profissionais que atuam em projetos de empreendedorismo e inovação. O NAGE possui o formato de um escritório de projetos de consultoria para os segmentos de empreendedorismo e inovação.

NACE – NASCE – Núcleo de Apoio às Atividades Social, Cultural e de Extensão O Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE) é um núcleo ligado à EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Desde 2004, o NASCE oferece suporte a ações de extensão universitária, cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, atividades culturais e de orientação em áreas diversas, como saúde, educação, cultura, lazer e geração de renda.

NACE – NCE – Núcleo de Comunicação e Educação Os objetivos do NACE-NCE são: contribuir para difundir o conceito da Educomunicação, criando indicadores que garantam a coerência epistemológica de seu emprego por parte dos que dele se aproximam com a meta de promover práticas Educomunicativas, especialmente no âmbito das políticas públicas, colaborar com o Departamento de Comunicações e Artes na consolidação da Licenciatura em Educomunicação; atender a demanda por cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, nas modalidades presenciais e a distância, sobre o tema da Educomunicação; oferecer assessoria ao poder público e à iniciativa privada no debate e na implementação de ações no campo da Educomunicação; reservar o acervo do NCE, de forma a garantir a preservação da memória de seus projetos para as futuras gerações de pesquisadores e gestores da área; promover encontros, simpósios e publicações sobre o tema da Educomunicação.

NACE – NEATS – Núcleo de Empreendedorismo Socioambiental e Administração em Terceiro Setor Atua junto a órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil através de parcerias, contratos e convênios de trabalho, que são realizados por equipes técnicas de alto nível formadas por docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos da FEA/USP e de outras unidades da USP.

NACE – NEB – Núcleo de Estudos de Bioética O Núcleo de Estudo de Bioética tem por missão ser um polo para difusão e implementação do conhecimento bioético.

NACE – NECAAB – Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras O Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-brasileiras propõe-se como espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e experimentação de performances artístico-culturais que integram o diverso patrimônio cultural afro-brasileiro.

NACE – NELE – Núcleo de Estudos do Livro e da Edição O N.E.L.E., Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, é um espaço de realização, promoção, registro e disseminação de estudos e pesquisas sobre história do livro e da edição no Brasil; O N.E.L.E. é também um espaço de formação de conhecimentos humanos especializados nessa área do conhecimento.

NACE – NESOL – Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária de Economia Solidária Seu objetivo é apoiar, primordialmente na Universidade de São Paulo e secundariamente em outras universidades, atividades de incubação de cooperativas populares e o aperfeiçoamento de métodos educacionais e formativos aplicados no processo de desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária.

NACE – NPT – Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais A Missão do Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais (NPT) é contribuir para o desenvolvimento social por meio de pesquisa e ensino de excelência. O NPT desenvolve projetos de pesquisa, na graduação e na pós-graduação stricto sensu, sob orientação dos docentes da FEA-RP/USP.

NACE – NQV – Núcleo de Qualidade de Vida A urgência em desenvolver programas de Qualidade de Vida levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a conceituar e desenvolver um formulário, já disponível em 26 idiomas, que pudesse avaliar a Qualidade de Vida do indivíduo e de uma população.

NACE – NUMETROP – Núcleo de Extensão em Medicina Tropical Atuar junto à população das comunidades ribeirinhas e de planalto das mesorregiões do Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará, a população urbana do município de Santarém e os profissionais que atuam na rede pública de atenção à saúde da região.

NACE – NUPSI – Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública O NUPSI – Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública é um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária cuja Carta de Princípios e cujas intervenções investigativas propõem ações comunicativas entre os saberes e fazeres de agentes internos e externos à universidade.

NACE – PERIO-MED – Clínica de Atendimento Periodontal a Pacientes com Envolvimento Sistêmico O objetivo do núcleo é fornecer atendimento periodontal e monitorar pacientes que tenham algum envolvimento sistêmico no qual a doença periodontal possa agravar ou ser agravada pelo processo inflamatório inerente às duas condições. Por exemplo, serão tratados pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatóide e alterações induzidas por tratamento quimio e radioterápico.

NACE – PTECA – Núcleo em Educação e Conservação Ambiental O NACE-PTECA tem como filosofia de trabalho um fazer educacional comprometi¬do com a conservação e uso sustentável da biodiversidade, o que significa dizer que se utiliza de ações de conservação como um instrumento educacional, integrando diferentes conhecimentos para a construção de um saber socioambiental, sempre aliado a uma realização concreta. A missão do NACE-PTECA é a de desenvolver conhecimento científico e técnico com caráter interdisciplinar voltado à busca concreta de soluções de problemas socioambientais, a fim de difundir e compartilhar este conhecimento dentro e fora da Universidade, de forma a transformar estas experiências em políticas públicas.

NACE – Sustentarea O NACE Sustentarea tem missão de promover uma visão crítica sobre a produção de alimentos e alimentação, mostrando caminhos sustentáveis que promovam uma vida saudável por meio de atividades com a comunidade que viabilizem esta prática.

Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação – Escola do Futuro/USP – EF/USP A Escola do Futuro desde sua fundação demonstrou forte embricamento entre atividades de pesquisa, da cultura e da extensão, uma vez que seus projetos em larga escala o inserem no âmbito da proposição e implementação de políticas públicas, irradiador de políticas públicas no contexto da inclusão digital para cidadania e protagonismo digital.

USP 60+

      Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Programa USP 60+ visa possibilitar o idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”. Trata-se de um programa que acolhe pessoas com mais de 60 anos para participar de atividades que a universidade oferece. Tais atividades vão desde aprendizado em técnicas de enfermagem a aulas de canto e de teatro.

USP Aproxima-Ação

     O Programa Aproxima-Ação, criado pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em 1998, caracteriza-se por um espaço de interlocução entre ações e projetos da USP e as demandas sociais comunitárias, inventariando, articulando e dando suporte às atividades de formação e inclusão social por meio de ações dentro das diversas áreas do conhecimento, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes, e como referência os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

         As atividades desenvolvidas têm por finalidade disseminar a cultura do respeito à diversidade e aos direitos da criança e do adolescente nos campi da USP; realizar diagnóstico de demandas sociais e das ações realizadas na Universidade que as atendam; promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP e sistematizar as experiências acumuladas pela Universidade na área da educação social, disponibilizando o conhecimento gerado à comunidade, a outras universidades que vivenciem questões similares e à sociedade de forma geral.

 

      A Rede de Aproximação reúne diversas instituições que atuam no cenário social e desta forma, cria um diálogo entre a Universidade e a comunidade externa. O trabalho do Programa enquanto promotor desta Rede é assegurar a legitimidade deste espaço e possibilitar o encontro e comunicação entre as diversas áreas de atuação contempladas pelos parceiros. Assim, reúnem-se na Rede instituições, unidades de ensino, alunos, docentes, membros da sociedade civil, havendo abertura para a participação de agentes e entidades interessados na discussão e proposição de ações de intervenção social.

     Rua do Anfiteatro, 181 | Colmeia | Favo 15 sala 3

     São Paulo - SP

     CEP: 05508-060

     tel.: (11) 3091-9182

USP Aproxima Escola

     O programa USP Aproxima Escola propõe criar vínculos entre a Universidade e as escolas, especialmente públicas, para possibilitar uma efetiva e produtiva interação.

 

       Se, de um lado, a Universidade pode contribuir com seu conhecimento acumulado, pesquisas, dados, métricas e metodologias, ao mesmo tempo os professores das escolas têm o domínio da realidade cotidiana, das demandas, das experiências práticas de sucessos e fracassos.

 

      Essa sinergia, na qual todos saem ganhando, viabiliza uma inserção da USP muito mais próxima das escolas e da realidade da educação brasileira enquanto abre suas portas para professores e estudantes dos níveis fundamental e médio.

 

   Periodicamente são oferecidos também cursos gratuitos de extensão e eventos diversos a esse público, gerando oportunidades de atualização.

    Rua do Anfiteatro, 181 | Colmeia | Favo 15 sala 3

    São Paulo - SP

    CEP: 05508-060

    tel.: (11) 3091-3513

    usp.aproxima.escola@usp.br

USP Diversidade

        O Programa USP Diversidade, até maio de 2022 vinculado ao Programa USP Comunidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, tem o objetivo de desenvolver ações que estimulem a igualdade, a solidariedade, e fortaleçam a promoção da diversidade e o respeito aos direitos humanos.

 

        Em 3 de maio de 2022 a USP criou uma nova pró-reitoria, voltada exclusivamente voltada para as ações de inclusão. Assim, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento passa, neste momento, a assumir a coordenação deste programa em um novo contexto. 

 

      Acreditamos que nossa diversidade é uma fonte de inovação que sustenta o intercâmbio de experiências, ideias e debates, e da qual todos os membros da Universidade se beneficiam.

Em seu primeiro momento, o Programa estava mais voltado aos aspectos da diversidade sexual, área que demandava ações mais imediatas. Gradualmente foram, e continuam sendo, incluídos outros segmentos e grupos.

 

     Atualmente o USP Diversidade articula-se com projetos, programas, atividades e grupos já existentes na Universidade para a criação e o fortalecimento de ações e de políticas de diversidade que combatam o preconceito e a discriminação.

 

       Para que nosso compromisso com a igualdade na diversidade resulte em mudanças reais no desenvolvimento individual e institucional, investimos significativamente em ações e atividades para melhorar a compreensão das questões da diversidade.

USP Acessível

            Em 8 de setembro de 2011, por meio da Resolução CoCEx 5971, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária criou o USP Legal, que permaneceu até outubro de 2021 como um programa regular vinculado ao conjunto de programas que formam o USP Comunidade.

 

         Em seu rol de atribuições, possuía como finalidades fomentar a concretização das determinantes do Estatuto da Pessoa com Deficiência e da Lei Nacional de Acessibilidade, no âmbito dos serviços públicos educacionais prestados pela Universidade de São Paulo; articular a implantação de uma política de inclusão e de acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações conjuntas entre as diferentes instâncias da USP e a comunidade, de modo a assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência ou mobilidade reduzida; e promover a articulação das dimensões do ensino, da pesquisa e da cultura e extensão no âmbito do Programa.

 

            Dessa forma, quando criado, o programa estava mais focado nas demandas da Universidade relacionadas às barreiras arquitetônicas, de forma a buscar adequar a USP às normas da ABNT. 

 

         A partir de outubro de 2021 o USP Legal começa a ganhar uma concepção mais atual e adequada ao momento e, dessa forma, passa a ser denominado de USP Acessível, nome que traduz seus novos objetivos e que vem ao encontro das diretrizes nacionais e internacionais sobre acessibilidade. Como resultado dessa nova postura, a identidade visual do programa USP Acessível também passou por processo de reelaboração, de forma a ter melhor representatividade de sua abrangência quando utilizado nas mídias sociais, páginas da web e documentos institucionais. Para isso, um novo conceito foi criado, com construção abstrata, que remete à ideia de conexão entre três atores: a pessoa com deficiência, a Universidade de São Paulo e o ensino.

 

         No momento, o site do USP Acessível passa por um processo de atualização e construção, para que em breve possa oferecer ao público informações e materiais completos a respeito do tema. 

Em 3 de maio de 2022 a USP criou uma nova pró-reitoria, voltada exclusivamente voltada para as ações de inclusão. Assim, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento passa, neste momento, a assumir a coordenação deste programa em um novo contexto. 

Giro Cultural USP

        Quer conhecer a USP? O Giro Cultural USP acaba de abrir sua agenda de passeios para escolas e grupos interessados em conhecer o maior campus universitário da América Latina. Os passeios realizados na Cidade Universitária são realizados de terça a sexta-feira, em dois horários: às 10h e às 14h.

 

         O passeio é todo realizado de ônibus, com saída e chegada no Centro de Práticas Esportivas da USP. Uma equipe de mediadores, formada pelos próprios alunos da Universidade, acompanha todo o percurso, além de interagir com os participantes.

 

          A novidade é a volta do roteiro A USP e a São Paulo Modernista feito no centro de São Paulo.  Os passeios são realizados aos sábados, sempre a partir das 10h.

 

        O programa Giro Cultural USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e científico da Universidade de São Paulo. O agendamento de grupos acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br.

     Rua do Anfiteatro, 181 | Colmeia | Favo 15 sala 2

     São Paulo - SP

     CEP: 05508-060

     tel.: (11) 3091-1190

     girocultural@usp.br

Nascente USP

        Criado em 1990, através da iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o Programa Nascente foi pensado para incentivar o fazer artístico, estimular a reflexão sobre a arte e a cultura e aproximar a comunidade universitária.

 

         É uma iniciativa que se destina a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes.

 

      Anualmente, o Programa Nascente premia  atores, poetas, músicos, fotógrafos, pintores, diretores, intérpretes, escritores, compositores, designers, escultores, cineastas, entre outros, todos pertencentes ao universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.

 

              Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto.

 

            Em 2020, em função da chegada da pandemia de covid-19, das incertezas do momento e das restrições que os estudantes enfrentaram para a realização de seus trabalhos, a edição não ocorreu. Em 2021, ainda buscando-se evitar o público presencial, o concurso é reformulado e volta à cena com inovações digitais, incluindo adaptações para as apresentações dos finalistas, com a montagem de sets especiais e transmissões pela internet.

 

        Desta forma, o Programa Nascente fomenta em cada um dos jovens da Universidade de São Paulo a necessidade de expressar todo o seu talento dentro de um ambiente que pulsa a arte e a cultura.

     Rua do Anfiteatro, 181 – Favo 3, Sala 1, Cidade Universitária

     São Paulo - SP

     CEP: 05508-060

     tel.: (11) 3091-3277

     nascente@usp.br

USP e as Profissões

          Criado em 1990, o Programa USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

 

             As principais ações do programa são as feiras USP e as Profissões e as visitas monitoradas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos às unidades de ensino e pesquisa da USP em seus sete campi.

As feiras de profissões acontecem anualmente desde 2001 no interior (em esquema de rodízio entre os diversos campi) e desde 2006 na capital, atraindo um grande público.

 

          Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas visões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

 

            O programa é voltado também para informar aos educadores de todas as atividades culturais e de extensão oferecidas pela Universidade, aproximando-os de sua rica variedade de museus, órgãos e institutos.

 

         Em razão da pandemia de covid-19, as visitas monitoradas estão suspensas temporariamente, mas a feira USP e as Profissões ocorreu de forma digital em 2020 e 2021, apresentando online uma programação que incluiu vídeos exclusivos, lives, bate-papos, orientação vocacional e apresentações artístico-culturais.

     Rua do Anfiteatro, 181 | Favo 3 | Sala 1 | Cidade Universitária

     São Paulo - SP

     CEP: 05508-060

     tel.: (11) 3091-3513

     uspprofi@usp.br

bottom of page